Homepage / Chef / Arthur Péran

  

Restaurante Rackham (Roscoff, Bretanha), 1 estrela

Foi no centro da cidade corsária de Roscoff que o chef Arthur Péran instalou sua mala de cozinheiro, sua toca e seu avental. Depois de passar pela cozinha dos hotéis de luxo, em Paris e Londres, ao lado de chefs como Guy Savoy e Eric Briffard (George V), ele foi morar na beira-mar com a família. Seus pais, Hervé e Lise, dirigem o Grand Hotel de la Mer (hotel 4 estrelas) e Camille, sua cônjuge, acolhe calorosamente os clientes que atravessam a praça da Igreja e passam pela porta de vidro do novo templo da gastronomia roscovita.

Arthur Péran comanda o forno com sua brigada composta de jovens cozinheiros. Todos amigos, com uma trajetória particular com a do chef Péran . “Somos uma equipe jovem, pequena e unida e é isso que funciona”, diz chef que conseguiu se cercar de bons amigos. Os clientes sentem sistematicamente essa sinergia no serviço impecável oferecido pelo restaurante Rackham.

Inaugurado em outubro de 2014, em poucos meses a mesa recebeu duas tocas de uma só vez do Gault & Millau. Mais tarde, em 2016, o chef foi premiado com uma primeira estrela Michelin! Este sucesso não subiu a cabeça do chef. Pé no chão e simples, tivemos a oportunidade de encontrá-lo em numa sexta-feira, a noite, seu restaurante estava lotado e apesar da correria, ele nos deu atenção, explicando sua cozinha.

Este roscovito trabalha com produtos locais: algas produzidas por um amigo de infância, peixe, legumes típicos do manguezal da sua terra natal, carnes … “Instalado aqui, com amigos, em frente ao mar, com todos os produtos do terroir  preciso apenas me divertir (para fazer uma boa cozinha)”, confessa o chef.

Esses recursos locais são sublimados por uma técnica e por sabores de outros lugares, como o Lieu Jaune (peixe) ao molho de limão preto do Irã que nós provamos. “Nós desenhamos vários quadros ao mesmo tempo, realizamos pratos tradicionais muito simples e pratos mais técnicos e modernos … nós não estamos restritos a um estilo. Fazemos o que gostamos, desde que seja bom e bonito “, conclui Arthur Péran. Realmente o chef oferece cozinha local aberta ao mundo, assim como a cidade de Roscoff e é isso que apreciamos no Rackham, degustar o mundo em uma mesa!